15 outubro 2015

Cuidado com os fungos

Aeonium arboreum com fungos

Aeonium arboreum saudável 

No outono e no inverno, com a chegada de dias chuvosos e com a diminuição do número de horas de exposição solar, assim como a sua intensidade, é necessário ter cuidado com o excesso de humidade nas suculentas, pois favorece o apodrecimento das plantas e o aparecimento de fungos.

Não é problemático que as  suas suculentas estejam no exterior expostas à chuva, desde que  plantadas num local bem arejado e que os vasos ou canteiros tenham um substrato leve e com boa drenagem. A utilização de algumas pedras  ou de leca (bolinhas de argila expandida) no fundo dos vasos facilitam bastante a drenagem da água em excesso.

No caso de alguns caules aparecerem castanhos e com a perda de parte da estrutura da planta, com apodrecimento de algumas folhas, o mais certo é que tenha sido atacado por algum fungo. 

Uma boa solução é a aplicação de um fungicida à base de FOSETIL de ALUMÍNIO, com efeito curativo e/ou preventivo. Recomendamos a aplicação de 2 em 2 meses, mesmo de forma preventiva. As plantas absorvem o fungicida e tornam-se resistentes a vários fungos que habitualmente atacam as suculentas. 


Sem comentários:

Enviar um comentário